SOBRE

Versión en Español


 

VPRG arquitetos é um escritório formado por Vera Pires e Roberto Ghione, que desenvolve projetos em diversas temáticas de arquitetura, paisagismo, interiores e design.

 

 

Vera Pires é arquiteta, formada pela Universidade Federal de Pernambuco (cujas referencias mais reconhecidas são os arquitetos Delfim Amorim e principalmente Acácio Gil Borsoi) e complementada pela sua incisiva atuação no escritório de Borsoi e Janete Costa.

Iniciou sua atividade independente como integrante de Arquitetura 4, cuja produção foi tão ampla quanto reconhecida durante os 26 anos de existência do escritório, abarcando desde a arquitetura residencial (mais de uma centena de casas construídas em vários estados do Brasil) até projetos e construção de edifícios residenciais, arquitetura hoteleira, hospitalar, comercial, religiosa e institucional, especialmente edifícios públicos como as agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal construídas em diversas cidades dos estados da Bahia, Pernambuco e Paraíba, e o edifício-sede da CEF em Recife (atual Tribunal de Justiça Federal).

Publicações nacionais e internacionais, participações em congressos e exposições em Brasil e no exterior e premiações obtidas certificam a qualidade da obra produzida. Entre as últimas, merecem destaque o projeto selecionado pelo IAB-DN para o Concurso Internacional de Arquitetos (UIA) em 1980, em Brighton, no Reino Unido; o segundo lugar no concurso nacional para a sede do Banco do Nordeste (BNB) em 1987; o prêmio do concurso nacional para a Praia de Ponta Negra, em Natal (RN), em 1995; a exposição internacional da Faculdade Latino-americana de Estudos Ambientais (Flacam), em Barcelona, em 1996; a exposição de arquitetura brasileira no Art Brèsil, no Líbano, em 1997; as apresentações nos Seminários de Arquitetura Latino-americana (SAL) em Caracas, 1993 e São Paulo, 1995; no Congresso Pan-americano de Arquitetura em Brasília, 1996; nos encontros do Conselho Internacional de Arquitetos de Língua Portuguesa (CIALP); apresentação de projetos nas bienais de Quito, São Paulo, Recife, entre outras. Outras atividades complementares foram o ensino na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (FAUPE) e a representação profissional como conselheira do IAB-PE.

 

 

Roberto Ghione é arquiteto, formado pela Universidad Nacional de Córdoba, Argentina, especializado em Historia e Crítica da Arquitetura, Preservação do Patrimônio e Planejamento Urbano.

Foi professor da disciplina Projeto Arquitetônico; desenvolveu trabalhos profissionais na Secretaria de Desenvolvimento Urbano e na Direção de Planejamento Urbano da Municipalidade de Córdoba, Argentina; realizou trabalhos de pesquisa histórica em arquitetura e realizou projetos e obras publicadas e exibidas na Argentina e no exterior, como o Centro Cultural da Cripta Jesuítica, em Córdoba, e o Teatro Espanhol de Villa Dolores, Argentina. Tem matérias publicadas em revistas especializadas e em livros na Argentina e no exterior.

Trabalhando em conjunto com Vera Pires obteve prêmios como o primeiro lugar na Premiação Nacional da Hotal Exposhow, 2000, com o planejamento turístico do Pólo da Pedra, PE; e primeiro prêmio no Concurso de projetos para a Praça da Independência, organizado pela Prefeitura de Recife e o Diário de Pernambuco, 1999. Primeiro Lugar na Premiação do IAB PB na categoria Residencias Unifamiliares, 2009; Prêmio Luiz Nunes na categoria Residencias Multifamiliares, outorgado pelo IAB PE, 2010; Prêmio Luiz Nunes na categoria Arquitetura Comercial, outorgado pelo IAB PE, 2010.

 

 

Marília Brito é arquiteta, formada pela Universidade Federal de Pernambuco, com extensão universitária na Universidade de Coimbra, Portugal.

Atualmente é mestranda do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Urbano (MDU-UFPE) e atua no escritório como coordenadora e arquiteta, em caráter de colaboradora.

 





Rua Ana Camelo da Silva, 275 A - Boa Viagem CEP 51111-040 Recife PE Brasil - Tel: (81) 3325 1877 - 9172 9090 - 8859 8272